segunda-feira, novembro 26, 2007

Nada de novo sobre o brutalismo paulista


Esclarecedor isso de ir de São Paulo pro Rio assim, em um pulo.
E engraçado que não sei se sou eu que estou vendo as cidades através dos clichês que delas se esperam, ou se realmente estou de olhos abertos.

Pra mim fica evidente como aquilo que se convencionou chamar de brutalismo paulista realmente é a melhor tradução em espaço daquela cidade. É uma arquitetura sóbria, exata, elegante, expressiva, verdadeira arte. Aquilo lá toca. Mas toca pelo terrível, pela escala, pelo peso. É só daí que pode vir o prazer estético de uma parede que arranha, que se afirma como artificial (que deixa impressa em si a marca da forma e da mão que a fez, reafirmando seu estado de objeto feito, artificial), contra a natureza.

Aquilo tudo lá pode fazer uma cidade funcional. Pode fazer pessoas felizes, acostumadas com as mil possibilidades da cidade em que vivem. Mas não é uma arquitetura que afaga, sossega, ou te faz sorrir. Ela te esbofeteia.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

quarta-feira, novembro 28, 2007 7:26:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se gosto de São Paulo, acho que como todo paulistano a gente se abitua, mas gosto da ideia que ela te esbofeteia todos os dias...mas que também renascemos a cada dia cinzento. beijos.

segunda-feira, dezembro 03, 2007 12:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home