sábado, fevereiro 10, 2007

Breve reclamação em forma de tópicos


Esta é uma reclamação pessoal diretamente ligada à minha visão de mundo de hoje

Trata do final do filme Stranger than Fiction, e só serve para quem o assistiu

O roteirista teria três possibilidades de final: a escritora mata o protagonista; a escritora não mata o protagonista; qualquer outra alternativa viável

Está claro para o espectador que se trata de uma comédia, o que na lógica interna do filme implica na eliminação da primeira alternativa (a escritora mata o protagonista), restando então decidir como NÃO matá-lo.

Então ele opta pela saída sentimental: enquanto o protagonista abre mão de sua própria existência em nome da existência de uma obra-prima da literatura, a escritora abre mão de sua obra-prima em nome da vida do protagonista.

Resultado: como o filme é a própria escritura do livro, na hora em que este se torna sentimental, o próprio filme fica sentimental (e meloso e fraco). Trata-se do mesmo subterfúgio utilizado em Adaptação: quando o irmão sem talento assume a autoria do roteiro (que é o próprio filme que se vê) de repente o filme muda de tom e de caminho. Perfeitamente lógico, mas em ambos os casos resulta em finais desastrosos!

Terceira opção viável (pela qual eu torci desesperadamente): já que é preciso que o protagonista não morra, e já que de repente ele decidiu tomar as rédeas de sua vida, cabia e ele então, com suas próprias mãos, matar a escritora, salvando assim a si próprio. Sem melosidades.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

No final das contas vc gostou do filme? Eu pensei muito em ti enquanto eu assistia (eu ja te disse). E "The science of sleep" ja chegou?

Beijo beijo...

sábado, fevereiro 10, 2007 5:45:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fotos: banho de bica, banheiro e o beijo das super ruivas no seu aniversário. Super.
Abraço ;*

domingo, fevereiro 11, 2007 1:27:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Não vi esse filme, por isso não li tua resenha. Vc já viu A Rainha? É bem interessante.

terça-feira, fevereiro 13, 2007 10:08:00 PM  

Postar um comentário

<< Home