Breve reclamação em forma de tópicos
Esta é uma reclamação pessoal diretamente ligada à minha visão de mundo de hoje
Trata do final do filme Stranger than Fiction, e só serve para quem o assistiu
O roteirista teria três possibilidades de final: a escritora mata o protagonista; a escritora não mata o protagonista; qualquer outra alternativa viável
Está claro para o espectador que se trata de uma comédia, o que na lógica interna do filme implica na eliminação da primeira alternativa (a escritora mata o protagonista), restando então decidir como NÃO matá-lo.
Então ele opta pela saída sentimental: enquanto o protagonista abre mão de sua própria existência em nome da existência de uma obra-prima da literatura, a escritora abre mão de sua obra-prima em nome da vida do protagonista.
Resultado: como o filme é a própria escritura do livro, na hora em que este se torna sentimental, o próprio filme fica sentimental (e meloso e fraco). Trata-se do mesmo subterfúgio utilizado em Adaptação: quando o irmão sem talento assume a autoria do roteiro (que é o próprio filme que se vê) de repente o filme muda de tom e de caminho. Perfeitamente lógico, mas em ambos os casos resulta em finais desastrosos!
Terceira opção viável (pela qual eu torci desesperadamente): já que é preciso que o protagonista não morra, e já que de repente ele decidiu tomar as rédeas de sua vida, cabia e ele então, com suas próprias mãos, matar a escritora, salvando assim a si próprio. Sem melosidades.
3 Comments:
No final das contas vc gostou do filme? Eu pensei muito em ti enquanto eu assistia (eu ja te disse). E "The science of sleep" ja chegou?
Beijo beijo...
Fotos: banho de bica, banheiro e o beijo das super ruivas no seu aniversário. Super.
Abraço ;*
Não vi esse filme, por isso não li tua resenha. Vc já viu A Rainha? É bem interessante.
Postar um comentário
<< Home