domingo, junho 04, 2006

Arte pública em Salvador 2


É Salvador, mas aqui também faz chuva e vento. Ontem à noite, fez até frio. Bela noite de sábado: em casa, lendo textos para o mestrado. E o que é mais incrível: eu estava absolutamente tranqüilo com isso. Provavelmente, por causa do maravilhoso Porto da Barra, de que eu já falei tanto. Numa nesguinha de sol, por volta da 1 da tarde, e de novo de forma inesperada, lá estava eu, sentado, tomando cerveja e banho de mar. Foi suficiente pra um dia repleto de satisfação.

Segundo alumbramento do sábado: pinha: precisei morar em Salvador pra comer pela primera vez essa fruta tão prosaica e comum, mas digo: é tão bom quanto pitanga. Toda a conversa do gosto tridimensional, diferentes camadas, matizes e tons de sabor sobrepostos – uma pinha é tudo isso.

Continuando o raciocínio do último e longíquo post, uma imagem que não é grafite. O suporte é o mesmo, a urbanidade é a mesma, até o fato de que a cidade se torna melhor é o mesmo. Neste exemplo, o tema é inclusive inócuo. Mas eu adoro esses mosaicos que se espalham nos muros de pedra daqui por dois motivos que levam a um mesmo fim. Primeiro, o muro continua lá, visível com sua pedra irregular. O mosaico se sobrepõe mas não cobre (não nega figurativamente) a aspereza que é do muro e é também da cidade. Segundo, se mosaico em si é fragmentado, quando ele se coloca apenas como linha, deixando o fundo livre, sua fragmentação fica exacerbada. Essa precariedade reforça o que eu entendo como uma desejável estética precária da cidade precária. Expressiva, relevante, mas ao mesmo tempo incômoda.

2 Comments:

Blogger O nariga falou said...

Bom a pinha é uma fruta gostosa, não tanto quanto a graviola. Eu não gosto de pitanga. Quanto aos mosaicos eles não me amedrontam, mas nem todos me fazem felizes.

terça-feira, junho 06, 2006 12:48:00 AM  
Anonymous Anônimo said...

pinha é do demônio.

sábado, junho 10, 2006 11:40:00 PM  

Postar um comentário

<< Home