sexta-feira, junho 30, 2006

Mais um post arquitetônico



Espero que ninguém pesquise esse arquivo todo antes de eu poder chegar nele... Quantas coisas, tempos, pessoas e vidas nestes projetos de casinhas, pedidos de reformas, solicitações de autorizações pra abir uma janela, desenhos de palacetes. Eu quero poder ter meus alunos de PIBIC pra sistematizar tudo isso agora!!

Enquanto agora não vem, casinha romântica da década de 1950. Tem dezenas de projetos como esses, de casas dessas, de famílias burguesas, geralmente na rua João da Mata. Engraçado é que enquanto a arquitetura moderna vai entrando, essas casinhas vão ficando mais e mais românticas dos anos 40 pros 50. E sempre tem o nome do dono em cima do desenho da fachada. As folhas de papel são enormes, mas o desenhista sempre escolhe colocar, em letras enfeitadas e garrafais, o nome do dono em cima do desenho mais atraente e inteligível, como se dissesse: "Dr. Fulano, este é o seu palácio!"

A propósito de famílias burguesas e seus belos palácios sempre apodrecidos por dentro, agradeço ao meu amigo Kyldare pelos dois ou três episódios de Desperate Housewives que vimos juntos, e que mudaram meu conceito sobre "enlatados americanos" (André, com Friends, fez a primeira parte da tarefa, é preciso reconhecer...)

1 Comments:

Blogger O nariga falou said...

Aos poucos nós fazemos você retirar a parte boa de tudo...
:)
Avulso...Por pouco tempo.

sábado, julho 01, 2006 7:42:00 PM  

Postar um comentário

<< Home